quarta-feira, 12 de outubro de 2016

História Arquivada: Jornal da Justiça, Volume 1, Edição 5



                  De acordo com a tradição do Freljord, a Rainha Ashe coroa Tryndamere como seu rei escolhido.


Freljord Ascende ao Status de Cidade-Estado, Aceito na Liga
Ashe e Tryndamere coroados Rainha e Rei






Quinton Groat
Noticiando de Rakelstake, Freljord




A Alta-Conselheira Vessaria Kolminye fez uma proclamação esta manhã do Claustro Luminário do Instituto da Guerra, dando soberania ao Freljord e conferindo-lhe todos os direitos e proteções garantidos a cidades-estado que são membros da Liga. Anteriormente, a região do Freljord tinha apenas reconhecimento de suas fronteiras e o direito de requerer Sanctum Calamitates (uma petição pela intervenção da Liga contra invasões estrangeiras ou desastres naturais). Com o status recém-adquirido, uma cadeira da Liga é alocada para Freljord. Seu Emissário escolhido tem o direito de residir no Insituto da Guerra e votar nas Assembleias da Liga em nome de Freljord. Freljord também pode apelar à liga para arbitragem de questões políticas. A declaração de Kolminye torna Freljord a oitava cidade-estado afiliada à Liga.

Freljord já solicitou tornar-se membro no passado. Seu apelo anterior foi negado com base nos argumentos de que sua população era insuficiente, não tinha uma estrutura governamental central nem meios de policiar a si mesma. O recente ordenamento de Ashe como líder das duas tribos unificadas do Freljord, reforçadas pelo poder e números dos bárbaros de Tryndamere, foram suficientes para mudar a opinião do Conselho do Direito de Propriedade. Imediatamente após o pronunciamento de Kolminye, as tribos unificadas coroaram Ashe como a Rainha de Freljord.

Ashe é a primeira princesa a subir ao trono desde que a Guerra das Três Irmãs dividiu o povo. De acordo com a tradição freljordiana, a Rainha escolhe seu Rei, e Ashe escolheu Tryndamere, solidificando seu arranjo com os bárbaros. Sobre sua escolha, Ashe disse o seguinte: "Minhas ações são guiadas pelas necessidades de nosso povo, não por noções românticas. Nossa união é uma promessa de reforçar nosso compromisso a esta aliança."

Ashe tinha mais uma surpresa para o povo de Freljord: ela apontou o Campeão da Liga Nunu como o Emissário da Liga de Freljord. Durante o apontamento, ela jurou: "A cidade-estado de Freljord nunca vai desprezar seus irmãos Yeti, nem quaisquer de ceus cidadãos, não importando espécie, tribo, costume ou afiliação."

Como símbolo desta promessa, ela ofereceu a Sejuani, a Ira do Inverno, um assento no novo Conselho Consultivo Real de Freljord. Sejuani emergiu da reclusão para responder: "A Princesa Ashe é tão minha rainha quanto os traidores que a colocaram ali. Qualquer um que não enxerga através dessa artimanha é tão responsável pela perversão de nossa cultura quanto [Ashe]."

Sua opinião não foi apoiada por seu povo, já que centenas de membros da tribo da Ira do Inverno foram a Rakelstake para comparecer à coroação de Ashe. Falamos com um presente anônimo da Ira do Inverno, que disse: "Nunca achei que veria o dia em que seríamos levados à sério em Valoran. Eu honestamente nem sei mais pelo que as tribos estão lutando."

Nunu aceitou seu cargo com orgulho, e o maior contingente de Yetis já presenciado por humanos estava presente na coroação de Ashe. Nunu afirmou: "A Rainha Ashe é exatamente o que estivemos procurando; ela tem o total apoio meu e dos Yetis, e nosso apoio é bom de se ter!"

Hordas de bárbaros também migraram para seu novo lar, muitos chegando para presenciar a segunda coroação de seu rei. Tryndamere deu as boas-vindas a seu povo de braços abertos e fez uma declaração inspiradora: "Finalmente, temos uma voz nesta terra. Finalmente, podemos ser vistos como realmente somos: guerreiros nobres e orgulhosos. Finalmente, meus irmãos... finalmente."

O plano pela unificação de Freljord a que Ashe deu início parece completo agora; porém, ela ainda tem de encarar muitas e difíceis provações. Devido às proteções que a Liga agora estendeu a Freljord (e consequentemente aos bárbaros), Noxus lançou uma ordem de "cessar fogo" às tropas despachadas em sua Campanha de Pacificação dos Bárbaros do Norte. Katarina em pessoa entregou a ordem, finalizando com um audacioso desafio: "Noxus obedece às regras da Liga, por sermos verdadeiramente nobres, mas não nos esquecemos das ofensas perpetradas por esses porcos [bárbaros]. Se a coragem da nova Freljord for igual à sua insolência, posso ser encontrada em nome de Noxus nos Campos da Justiça... esperando."


Indo Onde Quer
Seguindo a inexorável força da Liga, Dr. Mundo


Tom Tarumca
Noticiando de Zaun





Na maioria dos dias, você encontraria uma multidão ativa nas ruas de Zaun. Hoje, entretanto, a pressa e o fluxo usuais da cidade que não descansa estão estranhamente silenciosos. Na maioria dos dias, os becos escuros e suspeitos estariam transbordando de pessoas orgulhosas dispostas a dar seu melhor por lucro. Hoje, os negócios zaunitas estão assustadoramente lentos, e a maior parte dos lojistas da cidade estão se contentando com seus ganhos relativamente escassos enquanto o sol do meio-dia passa sobre a cidade.

Hoje não é como a maioria dos dias. Os mascates de bens zaunitas sabem onde o povo está: Coliseu Vaskervon. O Serviço Visiopático da Liga das Lendas está mostrando uma batalha-chave na arena entre Zaun e Ionia, e nenhum verdadeiro zaunita sequer sonharia em perder o evento.

A milhas de distância de Zaun, Dr. Mundo toma seu lugar na Fenda dos Invocadores. Observando sua deselegante entrada na arena, você sequer imaginaria que uma cidade-estado inteira colocaria seu destino em suas massivas mãos. O enorme beemote parece não estar ciente do que está em jogo enquanto apressadamente pega seu escudo favorito do lugar usual. Entre protestos do dono da loja, Dr. Mundo descuidadamente joga algumas moedas de ouro para trás enquanto perambula em direção às linhas de frente para enfrentar suas contrapartes ionianas. Encabeçando seu time, Dr. Mundo parece impaciente enquanto espera que a primeira onda de tropas cruze seu caminho.

"Mundo achar que ser hora de lutar com Barão."

A maioria das cidades-estado mandaria um campeão de volta para um segundo Julgamento se ouvisse tal absurdo, mas ao invés disso em Zaun uma cacófona vibração emerge dos fãs – uma vibração que os fiéis de Zaun esperam poder ser ouvida por todos os "pacifiquentos" em Ionia. Certamente as cidades-estado continuarão a odiar-se cordialmente após o jogo, já que as regras da Liga para esta partida em particular ditam que o perdedor cederá o controle de uma porção rica em recursos de suas fronteiras marítimas ao vencedor. Tal perda seria uma mancha inaceitável no reinado relativamente longo do Presidente Magnus Dunderson, o Chefe Executivo de Zaun. Nenhum zaunita vivo iria tolerar tal falha de sua liderança.

Algo em Dr. Mundo cativou os corações coletivos de uma cidade-estado notoriamente egoísta. Até as crianças de Zaun prestam homenagem a seu ídolo, com falsas línguas espumantes e cutelos sem corte balançando tão alto quanto seus bracinhos alcançam. Seus pais brandem o aço de verdade enquanto se preparam para uma nova tradição em Zaun: um banquete celebratório após a partida.

É fácil esquecer que as celebrações quase foram interrompidas antes mesmo de começarem. A aceitação de Dr. Mundo na liga foi bastante criticada, já que foram encontradas injeções de adrenalina não-confiscadas em seu poder durante sua primeira partida contra Piltover. Dissidentes argumentaram fortemente que isso ia contra a Política de Elixires e Poções original da Liga, que diz que todas as substâncias para melhoria de performance devem ser seladas anteriormente à partida e contidas em uma garrafa de tamanho regulamentar para manter a integridade e imparcialidade da União dos Lojistas. Mesmo assim, os efeitos das injeções de adrenalina foram posteriormente reclassificados como um tipo de aura biológica, já que foi determinado que a composição das injeções a tornavam ineficientes para todos com a exceção de Dr. Mundo, graças à sua fisiologia distinta. Quando questionado sobre o assunto inicialmente, Dr. Mundo respondeu apenas com sons grotescos com a língua. Ele manteve sua declaração desde então.

Apesar de sua falta de habilidades de comunicação, Dr. Mundo recebe muitos elogios de seus colegas de time usuais no Bosque Retorcido: Warwick e Singed. Não é segredo que Dr. Mundo leva a maior parte dos golpes por seu time, mas ele e seus compatriotas têm até o momento sido recompensados por seus sacrifícios nos campos. Partida após partida. Dr. Mundo avança e amolece a oposição inimiga; às vezes se vai gloriosamente, mas tão frequentemente quanto, permite que Warwick faça abates, solidificando a reputação do Caçador Sanguinário como um dos combatentes mais mortíferos do Bosque Retorcido na Liga. Alguns comentaristas corajosos afirmaram que os abates registrados de Warwick não são exatamente merecidos, já que a maior parte do crédito pertence a Dr. Mundo. Apesar de aqueles que se sacrificam não serem uma rara ocorrência em Zaun, é raro encontrar um caso tão amado e reverenciado como Dr. Mundo. Nenhum Zaunita com pelo menos um olho bom poderia duvidar de que esta é a hora para Dr. Mundo, e Zaun, conquistar um campeonato da Liga.

Mundo vai onde quer, e o restante de Zaun segue logo atrás.

[NA PRÓXIMA: uma entrevista a fundo com Dr. Mundo!]


Um Futuro Tremeluzente?
As muitas cores da juventude rebelde de Zaun


L.B. Briskes
Comentando de Zaun




Ocasionalmente, entre as diatribes histéricas e acessos de esmurramento frenético de escrivaninhas que inevitavelmente acompanham minhas reações aos comportamentos diários de meus colegas valoranianos, eu me reclino com um Conhaque do Badernista – sou um conhecedor de respeito – e reflito sobre os meus dias de juventude. Nas poucas ocasiões em que não sou imediatamente dissuadido desta atividade por lembranças lamentáveis devidas a uma adolescência tardia e uma cútis impiedosa, eu penso, "Céus, quisera eu ter tido a oportunidade de me lambuzar com dejetos tecmatúrgicos corrosivos (mas brilhantes!) antes de partir em direção à favela para exibir minha aprazível pele pré-atrofia!" Estou certo de que teria amadurecido, como uma passa açucarada de Kaladoun, em uma versão notavelmente doce – apesar de murcha e irreconhecível – do otimista que vocês sabem que sou. E imaginem minha profunda consternação ao descobrir que cheguei apenas uma década tarde demais para a última moda entre a juventude precoce de Zaun.

Tremeluz – como os jovens o chamam – é produzido a partir do escoamento tóxico gerado pelas fábricas que dão suporte às contínuas investigações de Zaun sobre refinamento de lodo. Ao que parece, quando besuntado na pele como – ou mais provavelmente ao invés de – sabão, Tremeluz ou simula ou estimula intensas emoções em seu alvo.

Entediante, você diz? Bem, e se eu lhe contasse que ele também centelha, brilha e "tremeluz" em uma variedade cintilante de cores? Ainda não está impressionado? Bom, aqui vai a verdadeira propaganda: as emoções criadas por este exfoliante fosforescente correspondem ao sortimento de cores em que você pode adquiri-lo. Então seu coração abatido ou extravagante pode literalmente estar não só em seu peito, mas também em suas costas, pernas, testa, ou qualquer outro lugar que ainda não tenha definhado. Ah sim, quase esqueci de mencionar, o uso frequente desta gosma cáustica resulta em degeneração progressiva da pele e tecido muscular.

Claro, oficiais de Zaun rapidamente se esquivam da responsabilidade, "Todos os subprodutos industriais em Zaun são esquadrinhados em busca de riscos à saúde pública e ao meio-ambiente, e quaisquer que contenham efeitos inaceitavelmente prejudiciais são submetidos a procedimentos rígidos de descarte. Aqueles que sintetizam o composto conhecido como 'Tremeluz' devem obter seus ingredientes por meios ilegais." Eles se recusaram a comentar rumores sobre o Tremeluz ter sido o resultado falho de tentativas patrocinadas pelo estado de criar um agente bio-estimulante que daria a seu usuário habilidades sobrenaturais, um rumor que apenas aumentou sua popularidade.

Críticas à parte, este é um repórter amplamente favorável à liberdade de expressão. Eu digo que vá lá e seja a passa mais bonitinha que puder. Afinal, para que se preocupar com um final de vida preso em sua cadeira reclinável motorizada hextec, rodando por aí com seu dedão que ainda funciona, quando você pode passar seu amplo tempo de "inatividade" recordando uma infância em que brilhou como um vaga-lume sob o doentio luar de Zaun e sua pele, diferente da minha, lhe ofereceu um coquetel orgulhoso e reluzente de emoções que você pode apreciar revisitar, dia após dia, do conforto padronizado de sua ala de enfermaria?



Olhar Interior
Felinos, Fetiches, Encontrem tudo Aqui!


Ram Steed
Seus olhos na Liga das Lendas






Bem-vindos novamente ao MELHOR lugar para se encontrar fofocas sobre a Liga! Antes de mostrar a sujeira, gostaria de um instante para dizer a vocês, meus fiéis leitores, que quero ouvi-los! Entrem em contato comigo diretamente pelo Jornal da Justiça; façam perguntas, mandem dicas, e (principalmente para meus tolos detratores) exercitem as más línguas! Perguntas e respostas serão publicadas em artigos futuros.

Enfim... as últimas quatro semanas se foram rapidamente e há mais animação em torno de nossos campeões favoritos – do tipo que os outros não noticiam. Como sempre, euzinho mantive fielmente meus ouvidos abertos para trazer a vocês as últimas e melhores de dentro da Liga das Lendas!

Nasha-alvo?

Quando deixamos o Olhar Interior pela última vez, este repórter fez uma exclusiva revelação sobre o relacionamento desabrochando entre a queridinha da Liga Nidalee e o fajuto repórter do Jornal da Justiça Bob Nashahago. Bem, aquele pequeno artigo certamente causou problemas para o velho Bob!

Fontes próximas a Bob disseram que o número de cartas ameaçadoras que ele tem recebido sofreu um aumento dramático. O assunto? Ciúmes dos fãs por suas atividades românticas.

Uma fonte anônima da sede do Jornal da Justiça tinha o seguinte a dizer: "Nidalee é certamente uma favorita entre os fãs, mas eu acho que ninguém imaginava o quanto. Desde o artigo de Steed, houve muitas cartas insultando ou menosprezando-o. Algumas foram além, jurando que lutariam com ele se o vissem pessoalmente."

Este jornalista desvelou uma dessas protegidíssimas cartas para trazer exclusivamente a vocês! E que ninguém diga que Ram Steed não está cuidando do caso!

Melhor você dormir de olhos bem abertos. Você está morto! Ouviu! MORTO! Fique longe da Nidalee! Ela é MINHA! Invocador Nacht. Sim, é esse meu nome. Qualquer hora, qualquer lugar. Sem invocações. Eu te pego com minhas próprias mãos!
— Nacht


Só o tempo dirá como este abacaxi vai se descascar. Boa sorte, Bob! Desta vez tenho certeza que estamos todos felizes por você ser Bob Nashahago e nós não... bem... exceto pelos seus ciumentos novos amigos por correspondência.

O Quarto da Tempestade

Escutem bem, celebridades – uma vez que estiveram nos holofotes públicos, não existe mais essa coisa de privacidade!

Esta é uma lição que Janna está aprendendo do jeito mais difícil, quando imagens privadas dela vestida em lingerie reveladora se espalharam como um incêndio pelos grupos de fãs. Apesar de Janna ter se afastado do olhar público por ora, indubitavelmente presa em reuniões estratégicas com seu pessoal de relações públicas, uma fonte próxima à campeã alega que essas imagens de seu boudoir foram feitas por um suposto antigo afeto. Ops!

Apesar de o bisbilhoteiro em questão sem dúvida ter sua justa "recompensa" (quem compra uma briga com um campeão da Liga?!), o dano está feito. Os oficiais da Liga das Lendas expressaram seu desprazer. Roan Fallon, chefe das relações públicas da Liga, disse o seguinte: "Não importando a fonte, Janna é uma representante da Liga das Lendas. Ela deveria se comportar como tal sempre. Ainda estamos deliberando sobre nosso próximo passo."

Parece que Janna está em apuros, mas não se preocupem, Janna-fãs, ela já esteve no meio da tempestade antes, e se alguém pode sair dela com dignidade, esse alguém é ela.

Aguente firme, Janna!

Até a Próxima...

Como sempre, euzinho, o repórter que mais trabalha duro na Liga, labutarei incansavelmente para trazer a você – o fã dedicado – mais do que realmente quer ler. Este é Ram Steed, noticiando das ruas de Valoran.

O Correio da Justiça
Cartas de leitores de toda Valoran – respondidas!

Invocador Sênior Ralston Farnsley
Comentando do Instituto da Guerra






Nossa caixa de correio continua a transbordar, e nós aqui no Jornal estamos felizes em fazer um intervalo de nossas atividades jornalísticas para ler suas missivas. Obrigado por seus elogios e entusiasmo, e por favor continuem compartilhando seus pensamentos!


Fiquei empolgado quando ouvi falar do potencial de Kalamanda para nexus e mais ainda quando descobri que Runeterra poderia estar regenerando o mundo que perdemos nas guerras rúnicas. Como uma pessoa bastante científica, eu me pergunto se algum repórter teria descoberto notícias sobre grupos ou pessoas que estariam pesquisando o renascimento de coisas perdidas durante a guerra rúnica ou a regeneração da magia natural de Runeterra.
– Poruku


Uma excelente pergunta, Poruku. Temos correspondentes em Kalamanda que estão se mantendo informados sobre os eventos em torno das descobertas dos nexus, e eles regularmente checam as informações com os times arqueológicos da Arcanum Majoris. Fora de Kalamanda, muitas das faculdades e academias mágicas encomendam expedições regularmente por toda Valoran. A Academia de Ciência e Progresso em Piltover, fundada pelo campeão da liga Heimerdinger, contribui uma parte significativa de seu orçamento para o Projeto de Regeneração de Runeterra. Estudantes envolvidos com o projeto são desafiados a encontrar novos e criativos modos de otimizar a eficiência da magia.


Fiquei particularmente encantado com seu artigo sobre o retorno de Urgot. Esta é uma descoberta na arte da até então principalmente teórica arte tecmatúrgica de cadaveria. Para os leitores não familiarizados com o termo, se trata da combinação de hextec e necromancia. Ficaria muito feliz se vocês continuassem com um artigo examinando os detalhes tecmatúrgicos e as causas disso.
– Munchlord, Invocador de Zaun


Estamos felizes em saber que você gostou do artigo, Munchlord. As especificidades sobre o processo são altamente confidenciais, em particular para aqueles que estão no campo das reportagens. Se você for um cidadão de Zaun, entretanto, talvez consiga contatar o Professor Pididly diretamente na Faculdade de Tecmaturgia; ele parece adorar discutir sua arte com seus colegas zaunitas.


Temo que o pior aconteça se conflitos surgirem no Freljord entre a Campeã da Liga Ashe e a Princesa Sejuani. A presença de Tryndamere, outro Campeão da Liga, é tanto uma bênção como uma maldição a meu ver. A presença dele e de seus bárbaros certamente dissuadirá a Princesa de tentar iniciar qualquer tipo de conflito durante sua estadia com apenas suas forças. Porém, caso a Princessa peça a ajuda de Noxus, os inimigos dos bárbaros, os dois Campeões da Liga vão se descobrir lutando em dois frontes de batalha.
– O Nono Padre



Muitas pessoas compartilham de suas preocupações, e esta situação está sendo levada a sério. Ashe e Tryndamere passaram por uma vida de provações e entendem tais perigos mais do que você ou eu possamos imaginar. Apesar de não ser político, eu acho que o potencial de Sejuani buscar uma aliança com Noxus é uma possibilidade bastante real. Ficaria surpreso se Ashe e Tryndamere não tivessem essa ameaça em mente enquanto tomam decisões que determinarão o destino de todos os freljordianos. Apesar de existirem muitos caminhos aos quais isso poderia levar, o povo de Freljord tem demonstrado esperança e coragem que têm sido reprimidas por gerações, e as ações de Ashe tornaram isso possível. Compartilhamos de sua esperança de que eles possam encontrar uma resolução pacífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário