quarta-feira, 12 de outubro de 2016

História Arquivada – Jornal da Justiça Volume 1, Edição 3

Kalamanda se Torna Ponto de Encontro de Aventureiros
A vila é cortejada por líderes mundiais por acesso a recursos


Bob Nashahago
Noticiando de Kalamanda







Um mês se passou desde a vila de Kalamanda anunciar sua descoberta de incríveis riquezas minerais e mágicas ao mundo, e os efeitos desse anúncio transformaram essa outrora tranquila vila em um agitado centro de aventura e comércio.

Aventureiros de toda Valoran aterrissaram na vila, sonhando obter sua parte das incontáveis riquezas. Além deles, as cidades-estado de Valoran enviaram delegações a Kalamanda para se reunir com o prefeito, Anson Ridley, na esperança de assinar contratos de mineração lucrativos. Até a Liga se fez presente na vila, já que em breve começará a pesquisar os dois nexus descobertos ao longo dos vastos depósitos de recursos.

Os alojamentos temporários que Kalamanda havia montado logo após o anúncio no mês passado já estão lotados ao máximo. Trabalhadores estão construindo mais acampamentos para o fluxo de pessoas que ainda está a caminho da vila. O aumento na população de Kalamanda trouxe com ele apenas um pequeno aumento na taxa de crimes e outras perturbações públicas. O mercantilismo em Kalamanda está em franca ascensão, posto que equipamentos de exploração e mineração estão em alta demanda. A despeito do caos, a moral da força de trabalho está positiva. Rumores de que dois depósitos menores de ouro encantável já foram descobertos, depósitos além dos sonhos de dois prospectores de sorte – mesmo após descontada a parte de Kalamanda – têm contribuido para isso.

Dois fatores estabilizantes distintos em Kalamanda são a chegada das delegações das cidades-estado que vão se reunir com o prefeito Ridley e o time de pesquisas de nexus da Liga das Lendas. Das cidades-estado presentes, Demacia e Noxus têm a maior equipe; Piltover, Zaun e Ionia também têm representantes na vila, mas em menor escala. Nenhuma das cidades-estado assinou contrato até agora, mas um acordo com qualquer uma delas pode ser feito ainda na próxima semana. Tensões entre os acampamentos de Demacia e Noxus permanecem altas devido a recentes alegações de elementos em Demacia que Noxus seria responsável pelo incidente de pirataria envolvendo o navio DSS Excursão no mês passado. De qualquer forma, não houve relatos de confrontos entre as duas cidades-estado em Kalamanda.

A recente chegada da Liga a Kalamanda prenuncia o início de pesquisas sobre os dois nexus mágicos descobertos junto aos valiosos depósitos minerais. Acadêmicos tanto da Liga quanto de Kalamanda devem começar a examinar os enormes nexus em três dias. Liderando a tarefa está ninguém menos que o Mestre Invocador Randall Portero, Pesquisador Líder dos Campos da Justiça para a Liga. "Estamos muito interessados nestes [nexus], já que podem representar um aumento marcante na quantidade de magia que Runeterra está regenerando naturalmente." Portero continuou, "Essas poderiam ser mais provas de que o conceito de arena de batalha realmente está beneficiando a todos!"

Quando questionado, Ridley foi um tanto vago ao detalhar o progresso das negociações entre Kalamanda e as delegações das cidades-estado. "Estamos andando a passos largos com os visitantes das grandes cidades-estado de Valoran para chegar a um consenso sobre direitos de escavação." Apesar disso, Ridley esclareceu uma dúvida constante sobre essas negociações: a ideia de exclusividade de extração. "Apesar de pensarmos na ideia de exclusividade para uma cidade-estado, só faríamos isso se os termos beneficiassem Kalamanda de uma forma que extração múltipla não faria. Não tomaremos uma decisão como essa de forma leviana ou apressada."



Conclave de Bárbaros Chega ao Freljord
Tryndamere honra o falecimento da antiga Dervixe do Gelo




Quinton Groat
Noticiando de Rakelstake, Freljord






A modesta população do Freljord esteve em choque esta semana, quando centenas de bárbaros – incluindo Tryndamere, o Rei Bárbaro – chegaram para prestar homenagens à falecida Princesa Mauvole da tribo dos Dervixes do Gelo. Sua sucessora, a Princesa Lissandra, não parecia surpresa com o evento, alimentando rumores de que isso pode ter sido parte das discussões em sua recente reunião com a Princesa Ashe, a Arqueira do Gelo e campeã da Liga assim como Tryndamere. Ashe esteve presente durante a procissão dos bárbaros, e se encontrou posteriormente com Tryndamere e Lissandra para um jantar privado. Os bárbaros visitantes têm se comportado com civilidade pouco característica em Rakelstake, oferecendo assistência ao comércio local e compartilhando os espólios de suas caçadas diárias.

Há menos de um mês, Lissandra jurou fidelidade a Ashe, coisa que causou uma má reação por parte da terceira líder de tribos, a Ira do Inverno Princesa Sejuani. Sejuani se retirou ao isolamento logo após o anúncio, causando especulações de que responderia à aliança com violência, mas não houve relatos de atividade da tribo da Ira do Inverno no último mês. A chegada dos bárbaros, alguns prevêem, é uma demonstração reacionária da força das tribos recém-unificadas. Sejuani não pôde ser encontrada para declarações, e nenhum membro da tribo da Ira do Inverno comentou o assunto.

A chegada de Tryndamere ao Freljord vem em um momento peculiar, já que os bárbaros recentemente se militarizaram em resposta ao aumento das agressões vinda de Noxus, resultado da campanha noxiana de Pacificação dos Bárbaros do Norte. Historicamente, Tryndamere tem liderado a resistência contra a incursão noxiana, e sua ausência em um momento tão crítico surpreendeu a alguns. Quando questionado, Tryndamere riu, "Me preocupar com os bárbaros? Guarde sua preocupação para Noxus." Sua confiança não parece sem motivo, já que uma fonte noxiana anônima nos informa que esforços da Pacificação têm sido obstruídos por implacáveis patrulhas bárbaras.

A chegada do emissário da Liga Gravil Torenk a Rakelstake ontem causou ainda mais comoção. De acordo com autoridades locais, ele foi chamado ao Salão Dervixe do Cristal para uma audiência com Lissandra e seus convidados da Liga. Não foram feitos anúncios após a reunião, mas a atmosfera está carregada de expectativas enquanto os cidadãos de Rakelstalke aguardam alguma explicação do porquê da pequena cidade receber esse fluxo bizarro de visitantes. Quanto a nós, conseguimos apenas esta afirmação do Rei Bárbaro, conforme se dirigia do Salão do Cristal a um acampamento bárbaro próximo, "Não sei por que as pessoas estão tão curiosas. O Freljord é um lugar encantador; o ar tem uma certa pungência que nós bárbaros podemos apreciar. E além disso, você recusaria um convite da Arqueira do Gelo?"

Recuperando os que se Foram
Reverenciado Professor Stanwick Pididly auxilia Noxus a reviver herói falecido



Richor Ebony
Noticiando de Zaun






Apesar de ser verdade que nós noxianos temos muito orgulho de nossas capacidades mágicas, não se pode dizer que sejamos gananciosos ou tenhamos a mente fechada. Recentemente, o químico, inventor e visionário zaunita conhecido como Professor Stanwick Pididly pleiteou presenciar um de nossos rituais mais secretos. Com certa infâmia em terras estrangeiras, o Rito da Reclamação não é algo que compartilhamos com frequência com forasteiros. Nesta ocasião em particular, entretanto, a fama de nosso eloquente convidado foi bastante convincente, e o diretor da Academia Negra decidiu conceder seu pedido. Ao que parece, essa decisão se mostrou sábia.

Alego isso porque a noite de sua visita também foi a noite de um evento peculiar na história noxiana, e continua a ser uma das muito poucas ocasiões em que o Rito da Reclamação falhou. Nosso querido e falecido Urgot, que outrora lutou tão bravamente contra os insolentes inimigos de Noxus (e posteriormente serviu como carrasco em campo), simplesmente não se erguia. Apesar do fato de que a razão exata de Urgot não ouvir o chamado dos necromantes permanecerá um eterno mistério, foi teorizado que seus restos mortais estavam em estado simplesmente precário demais. A situação teria sido um tanto embaraçosa, se Pididly não tivesse se mostrado intrigado ao invés de frustrado pelo problema. Após um momento de reflexão, o Professor propôs uma solução alternativa ao dilema. E então, a seu pedido, os restos de Urgot foram confiados à sua custódia, juntamente com um vassalo de alguns dos necromantes mestres da Academia.

Por meses Pididly e seus protegidos trabalharam incessantemente em seus laboratórios, numa tentativa de reparar o corpo de nosso falecido herói de qualquer maneira possível. Repetidas vezes eles conduziram seus rituais, cada tentativa os levando mais e mais perto de solucionar o mistério. Finalmente, após uma série de experimentos desastrosos, uma máquina tecmatúrgica criada por Pididly foi construída. Em seu núcleo estava um conduíte, feito especificamente para canalizar as energias necromânticas dos ocultistas noxianos. Desta vez, o ritual não falhou. Desta vez, Urgot ouviu o chamado.

Graças à intervenção do reverenciado professor, nosso leal e falecido filho foi restaurado; um serviço que o Alto Comando não esquecerá tão cedo. O Rito da Reclamação é mais que sagrado, e as consequências de sua falha são no mínimo desmoralizantes. A genialidade de nosso convocador zaunita, entretanto, renovou nossa fé na vontade de um noxiano de superar adversidades, mesmo após a morte. O espírito de um soldado noxiano não pode ser desfeito, mesmo com a quase total destruição de seu recipiente mortal. Urgot nos foi devolvido para lutar em nome de tanto sua terra natal de Noxus quanto sua terra adotiva de Zaun. Ai daqueles que forem de encontro a Urgot no campo de batalha. Ai daqueles que provocarem a ira do Alto Comando Noxiano.

Sempre fortes!



Olhar Interior
Rivalidades! Romance! Leia sobre isso aqui!



Ram Steed
Seus olhos na Liga das Lendas






Saudações, leais leitores! Tivemos outro excitante mês nos bastidores da Liga das Lendas. Como sempre, euzinho estive farejando para conseguir todas as fofocas sobre seus campeões favoritos. Vejamos quem está na lista hoje!

Blitspancando

Semana passada, Blitzcrank provou de uma vez por todas que não tem um coração de ferro quando espancou Singed num quebra-pau nos bastidores.

Após uma batalha no Bosque Retorcido na última quinta, o químico louco tornou a seu hábito de fazer provocações a Blitzcrank. Singed foi ouvido dizendo: "...então, sei que você não tem culhões pra isso. Mesmo se tivesse, seriam o quê? Dois rolamentos em uma lata?" Fontes próximas a Singed comentaram que o insulto não seria nada além de uma das provocações usuais dele. Desta vez, entretanto, o Grande Golem a Vapor respondeu indo além, disparando seu punho-foguete nas partes mais sensíveis de seu oponente. Singed caiu de joelhos na frente de muitos outros campeões, enquanto Blitzcrank foi embora silenciosamente.

Fontes próximas ao Grande Golem a Vapor dizem que isso já era de se esperar há tempos. Uma fonte confidenciou: "Blitzcrank é um cara legal. Ele sempre se comporta muito bem, mas é meio introvertido quanto à sua vida pessoal. Tem algumas pessoas, como o Singed, que acham que sua gentileza silenciosa é uma fraqueza. Isso é um erro." Um erro que Singed descobriu do pior jeito.

Nem Blitzcrank nem Singed foram encontrados para comentar. Pior pra eles! Só o que sabemos é: melhor Blitzcrank ficar de olhos bem abertos!

A Puma está à Espreita

Sempre tem algum romance no ar na Liga das Lendas – uns mais empolgantes que outros. No último mês não foi diferente, mas com um detalhe inusitado!

A Caçadora Bestial é há tempos objeto de adoração dos fãs masculinos da Liga (em especial os menos maduros que ela, miau!). Convenhamos – como ela poderia perder com aquele selvagem corpo sarado, paixão animal, e um biquíni de pele? De qualquer forma, as recentes preferências de Nidalee por companhia têm sido, na opinião deste escritor, questionáveis considerando que ela tem sido ligada ao – rufem os tambores – repórter do Jornal da Justiça Bob Nashahago.

É, é isso mesmo. O fajuto escritor do Jornal da Justiça, conhecido por sua frase de efeito, "Eu sou Bob Nashahago e você não," foi visto num piquenique romântico no famoso Parque Majestoso em Demacia na semana passada, alimentando a puma favorita de todos com um musse cremoso de chocolate.

Fontes próximas a Nidalee tinham o seguinte a dizer: "O Bob na verdade é um cara bem legal. Tá, ele é meio falastrão e arrogante, mas você precisa ver além da superfície."

Pessoalmente, este escritor não precisa ver além da superfície para saber que uma má ideia é uma má ideia.

Até a Próxima...

Como sempre, euzinho vou ficar de olho por aqui para trazer a vocês as notícias mais apetitosas dos campeões. Eu sou Ram Steed, noticiando das ruas de Valoran.


O Correio da Justiça
Cartas dos leitores de toda Valoran – respondidas!




Invocador Sênior Ralston Farnsley
Comentando do Instituto da Guerra






Antes de começarmos esta nova tradição do Jornal da Justiça, gostaria de deixar os agradecimentos desta publicação ao Barão Sprite. Sua assistência com nossas Palavras de Poder é muito apreciada. Vos es verus vir.

Dito isso, tenho o prazer de anunciar que o Correio da Justiça está transbordando com mensagens de todos os cantos de Valoran. Apesar de não termos espaço para responder tantas perguntas, saibam que tudo o que recebemos é revisto pela equipe do JdJ. Agradecemos a vocês pelos gentis elogios e palavras de apoio; suas sugestões de melhorias para o Jornal serão amplamente consideradas.

Uma última nota, se me permitem – por favor continuem a enviar suas cartas. Nos enviem suas perguntas e comentários sobre o que mais importa a vocês em Runeterra, e faremos o possível para respondê-los.




"A nota sobre Kalamanda foi chocante; eu espero que a Liga possa em breve usar esses nexus em outro Campo da Justiça. Eu não sei por que, [mas] acho que não vai ser tão fácil quanto eu gostaria. Os recursos nas minas podem mostrar o pior lado de pessoas ambiciosas."
— Lehran Fye



Suas preocupações são justificadas, Lehran. Se aprendemos algo com as cinco Guerras Rúnicas pelas quais Runeterra passou, foi que a luxúria de um indivíduo por riqueza e poder pode trazer a ruína de uma civilização. Quanto a um Campo da Justiça em potencial... se coubesse a mim arriscar um palpite, imagino que isso seria algo de prioridade relativamente alta para o time de pesquisadores da Liga. Digo, caso os nexus sejam apropriados para uso em uma arena de batalha.

Todos deveríamos prestar atenção em Kalamanda.


"Vocês permitem que Bob Nashahago fale e fale que a DSS Excursão foi [vítima de] pirataria quando a evidência para dar suporte a essas alegações é na melhor das hipóteses frágil. Ele simplesmente segue as alegações da agenda demaciana e não demonstrou nenhum jornalismo investigativo próprio. Claramente o Sr. Nashahago é apenas mais um dos peões de Demacia usados para controlar a mídia."
— LTPapaBear


Fique tranquilo em saber, PapaBear, que nossos repórteres são tão objetivos quanto possível. Preferências pessoais não têm espaço nesta publicação, e esquemas jornalísticos de qualquer tipo não serão tolerados. Quanto ao Invocador Nashahago, penso que sua reportagem sobre o infeliz fim da DSS Excursão foi justa e equilibrada. O conheço há muitos anos, e ele é leal à Liga acima de tudo, sempre.

Note que quando cada artigo é publicado, nós indicamos quando cada autor está noticiando ou comentando. Buscamos manter a objetividade à frente de nossas notícias; você tem todo o direito de nos repreender caso falhemos nisso.


"Quanto a essa história de necromancia em alto mar, você só pode estar brincando. Uma marinha poderosa como a de Demacia deve estar muito envergonhada de perder carga para piratas, e inventando histórias sobre o envolvimento de necromancia no ato. Acredito que a Campeã Kayle e a Liga estão perdendo seu tempo nesta investigação."
— Kingvolke



Tenho confiança que os fatos envolvendo este incidente serão esclarecidos, Kingvolke – principalmente com Kayle e os investigadores da Liga dedicando seu tempo e energia a isso. Apesar do óbvio vexame demaciano, eles estavam certos em pedir assistência à Liga. Talvez haja mais nesta história do que o uso flagrante da necromancia por piratas desconhecidos. Chame de intuição se quiser, mas minhas intuições me ajudaram no campo do jornalismo por mais anos do que consigo me lembrar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário